Primeira página

Infopinel

Onde e como ser atendido

Institucional

Como chegar

Fale conosco

Mapa do Site

busca
Onde e como ser atendido
 
Recepção Integrada do Instituto Philippe Pinel - RIPP 
por:  Instituto Philippe Pinel


Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.

Endereço e contato: Avenida Venceslau Brás, 65, Botafogo, CEP 22290-140. Telefone: (0xx21) 2542-3049, ramal 2048.

O Pinel é o pólo de internações psiquiátricas da área que vai do Vidigal à Tijuca. Isto quer dizer que qualquer internação nos hospitais públicos e conveniados dessa região é decidida aqui. Esta condição de “juiz”, de “árbitro” do destino das pessoas foi um fator decisivo para decidirmos que a porta de entrada de um hospital como o nosso precisava ter outras funções além de ser apenas um plantão de atendimento. Diante disso, se impôs a necessidade de refletir sobre o que deve ser um espaço de recepção de pessoas num hospital psiquiátrico.

A sigla RIPP quer dizer Recepção Integrada do Instituto Philippe Pinel. Começou a funcionar em maio de 1991, fruto de experiências realizadas no Pinel e em outros hospitais psiquiátricos. Essas experiências começaram em 1985, no Hospital Gustavo Riedel, no Centro Psiquiátrico Pedro II, quando iniciava o processo da Reforma Psiquiátrica no Brasil.

A proposta traz uma significativa mudança de abordagem. No lugar de um só médico, equipes. Em vez de atendimento exclusivamente individual, grupos. Ao invés de hierarquia de posições, horizontalização. Estávamos de acordo com os princípios da reforma psiquiátrica: criando formas alternativas de atendimento substitutivas ao manicômio.

A RIPP é formada por vários profissionais, como psicólogos, psiquiátricas e assistentes sociais, que recebem os pacientes para encontros terapêuticos em grupo. A filosofia do trabalho é a de que cada paciente tem sua história e os sintomas que o levaram ao hospital psiquiátrico precisam ser analisados sob um amplo ponto de vista antes de serem caracterizados como sintomas de doença mental.



copyright © 2003 Instituto Philippe Pinel