Primeira página

Infopinel

Onde e como ser atendido

Institucional

Como chegar

Fale conosco

Mapa do Site

busca
Institucional
 
Institucional
por:  Instituto Philippe Pinel

A psiquiatria brasileira nasceu na Praia Vermelha e o prédio onde hoje funciona a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro abrigou o primeiro hospital psiquiátrico da América Latina, o Hospício de Pedro II, fundado em 5 de dezembro de 1852. Após a proclamação da República, passou a chamar-se Hospital Nacional de Alienados, nome que manteve até ser extinto, em 1944.

A história do Instituto Philippe Pinel começou em 13 de janeiro de 1937, quando nasceu com o nome de Instituto de Neurossífilis e fazia parte do complexo psiquiátrico da Praia Vermelha, juntamente com o Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil, o IPUB. Em 1965, foi batizado como Hospital Pinel, homenageando o fundador da psiquiatria, Philippe Pinel. Em 1994, ganhou seu nome atual.

Para conhecer melhor essa história, você pode baixar o texto “Instituto Philippe Pinel: origens históricas”, de Fernando A. da Cunha Ramos e Luiz Geremias, na versão PDF e DOC.

O Instituto Philippe Pinel é responsável pela realização integrada de assistência, ensino especializado e pesquisa na área de saúde mental. Conta ainda com Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico: Laboratório de Análises Clínicas, Orientação Nutricional,Serviço de Farmácia e de Arquivo e Documentação Científica.

Entre os objetivos principais da instituição estão ações de produção técnico-científica, de formação e de capacitação de pessoal qualificado, planejadas e realizadas pelo Centro de Estudos. A qualidade dessas atividades tem feito do Instituto Philippe Pinel um modelo de referência para outras instituições.

A adoção do conjunto de idéias e práticas propostas pelo movimento da reforma psiquiátrica, que tem como centro de atenção a pessoa, norteia o atendimento. Nesse sentido, busca a total integração do paciente ao seu ambiente social, através do Serviço de Reabilitação Psicossocial, oferecendo-lhe atividades aliadas ao atendimento terapêutico adequado às suas necessidades.




copyright © 2003 Instituto Philippe Pinel